Dicas para se fazer uma Compra segura pela Internet

ValeClassificados.NET 17/05/2020 Nenhum comentário

Dicas para se fazer uma Compra segura pela Internet

Com o crescimento das lojas virtuais, cresce também o número de pessoas que tomam calotes pela internet. Sendo assim resolvemos compartilhar um pouco do que sabemos, com você que tem acessado frequentemente o nosso site. 

Pesquise no Google sobre a Loja
Pesquise no Google, dados sobre a loja na qual você está fazendo a compra, pois se a loja for de confiança você não vai achar nenhuma informação negativa, agora se for uma loja “picareta” você vai ver depoimentos de pessoas que tomaram calotes ou foi prejudicado de alguma forma. 

Contatos com a Loja
Verifique se a loja virtual além de oferecer o e-mail, oferece também telefone, e se for possível, ligue para o número indicado e confirme se o número é verdadeiramente da loja. 

Autenticidade do seu Banco
Sempre que entrar no site do seu banco virtual, digite uma senha incorreta na primeira vez. Caso apareça uma mensagem de erro, significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas, quando você digitar a senha errada e não acusar erro é um mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha. Então caia fora. 

Cadeado de Segurança
Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer. 

Descobrindo o tempo de existência da empresa
Uma maneira de descobrir o tempo de vida de uma empresa é o site do registro.br. Nele você encontra o formulário de pesquisa e informa a URL (Um link por exemplo: http://www.loja.com.br) e após aparecer algumas informações iniciais clique em Whois.
Será pedido para você digitar alguns caracteres e após isso você deve clicar em pesquisar.

Peça ajuda a amigos ou parentes que já compraram pela internet
Não custa nada pedir uma mãozinha para uma pessoa de sua confiança. Peça recomendações de lojas ou pessoas que eles compraram. 

Desconfie de preços fora do padrão
Se você ver uma promoção de uma loja conhecida, aí tudo bem, pode comprar de olhos fechados. Consulte e veja se há reclamações da loja no site Reclame Aqui. Analise as reclamações e veja se passou pelos seus critérios de avaliação, mas é sua primeira compra nesta, procure comprar produtos de baixo valor, para caso acontecer alguma coisa, você não ter um prejuízo muito grande. Assim fica mais fácil um futuro processo judicial.